A série de reportagens “Histórias de Violência no Trânsito” recebeu dois prêmios em 2008, em Brasília. Produção, reportagem e edição de Juliana Verboonen Sonorização e trabalhos técnicos de Marcelo Mamone.

15ª edição do Prêmio CNT de Jornalismo, categoria Rádio. A Confederação Nacional do Transporte escolheu a série especial como o melhor produto veiculado pelo rádio brasileiro em 2008. O Prêmio CNT prioriza trabalhos que destaquem desenvolvimento social, político, econômico e cultural do país.

Prêmio Denatran de Educação para o Trânsito, categoria Comunicação. O Ministério das Cidades pretende estimular projetos e campanhas que incentivem educação no trânsito. Para isso, premia os melhores trabalhos em diferentes setores. Em 2008, o melhor produto jornalístico foi a série “Histórias de Violência no Trânsito”.

A série “Histórias de Violência no Trânsito” foi exibida na semana anterior ao carnaval de 2008. A intenção foi mostrar a transformação na vida de uma pessoa que sofre um acidente grave no trânsito. Os nomes das vítimas são fictícios.

Capítulo 1
Motorista embriagado no momento do acidente.

Capítulo 2
Carro e moto batem e as consequências para o motociclista são irreversíveis.

Capítulo 3
Na zona rural, uma pessoa atropela um cavalo.

Capítulo 4
Acidente se torna briga no trânsito.

Capítulo 5
Um caso surpreendente de superação.

 

Em São Paulo, ganhei o Troféu Destaque Abraciclo em 2011 com a série de reportagens “Motofaixa”. A produção, reportagem e edição foram de Juliana Verboonen.

Motos – Capítulo 1
O índice de acidentes envolvendo portadores de habilitação para categoria “A” continua alto: mesmo conduzindo apenas 25% da frota, são responsáveis por 60% das indenizações do DPVAT.

Motos – Capítulo 2
Educação e fiscalização: duas unanimidades entre especialistas para reduzir o índice de acidentes com motos. Mas, o que tem sido feito para colocar isso em prática?

Motos – Capítulo 3
Dos 800 mil motociclistas existentes em São Paulo, estima-se que 200 mil trabalhem com entregas. Destes, 180 mil são clandestinos. Essas pessoas circulam sem a habilidade necessária e desprotegidas pela lei.

Motos – Capítulo 4
Em 2006, havia cerca de meio milhão de motocicletas na capital paulista: ou seja, de cada dez veículos motorizados, um tinha duas rodas. Atualmente são mais de 800 mil, que representam 12% da frota. Saiba agora as dificuldades enfrentadas por quem precisa deixar a moto em um local seguro.