ABC-DO-PEQUENO-CIDADAO

Conceito
ABC do Pequeno Cidadão tem o objetivo de inserir nas crianças – de forma lúdica e natural – as primeiras noções sobre deslocamento pela cidade, trânsito, segurança além de locais apropriados e perigosos para brincar.
O projeto estimula a boa prática de convivência entre todos os ocupantes das vias públicas: pedestres, ciclistas, motoristas, motociclistas, agentes de trânsito, policiais militares entre outros.

O ABC do Pequeno Cidadão existe para que as crianças se tornem adultos conscientes de suas responsabilidades na sociedade.

O espaço público deve ser ocupado pelas pessoas. Elas precisam se apropriar do que por direito é delas. A missão desse projeto é trabalhar o desenvolvimento com aspectos sociais, culturais e ambientais.

A habilidade de convivência e de pacificação são essenciais para o processo de humanização do trânsito.

Implantação
A escola pode ajudar no processo de esclarecer a criança sobre trânsito e mobilidade de modo mais amplo, estimulando a paz no ambiente urbano. Este trabalho pedagógico é um papel importante na formação do cidadão.

Portanto, o ABC do Pequeno Cidadão é usado como um apoio à instituição de ensino na transformação de alunos em pessoas conscientes. Mas também é eficiente se implantado em outros grupos multidisciplinares.

O projeto é personalizado de acordo com o perfil das crianças a serem atendidas. Por isso, é necessário planejamento para que haja melhor aproveitamento dos conceitos transmitidos.

As turmas devem ter no máximo 25 alunos, com idades próximas. A duração das aulas vai de 45 a 60 minutos, dependendo da faixa etária.

As atividades programadas atendem crianças que tenham entre 4 e 9 anos.

Conhecimento
(Os conceitos trabalhados dependem do perfil das crianças)
Conhecer os símbolos do Código de Trânsito mais comuns nas vias que impactem diretamente as crianças;
Regras de circulação para evitar colisões;
Aprender os meios de transporte mais comuns nas cidades brasileiras;
Entender a necessidade de atravessar na faixa de pedestres e quais os cuidados ao andar pelas ruas;
Identificar locais apropriados e inadequados para brincadeiras;
Estimular a solidariedade com idosos e pessoas que tenham dificuldades de locomoção;
Introduzir noções de meio ambiente e a importância de preservar a natureza.

Aprendizado
Por meio de atividades lúdicas e brincadeiras as crianças compreendem conceitos e levam os ensinamentos para a vida. O objetivo é que os pequenos possam disseminar pela família os bons hábitos de convivência em sociedade e trânsito seguro.

O comportamento dos pais ao volante e durante deslocamentos em geral (a pé ou por qualquer meio de transporte) passa a ser observado de modo mais crítico pelos filhos.

Custo
As atividades são elaboradas de acordo com a quantidade e perfil das crianças. Quanto maior o número de turmas em um mesmo local (escola, clube, condomínio etc), menor o valor investido individualmente.

Idealização e execução
Juliana Verboonen: jornalista pela Universidade Metodista de São Paulo, pesquisadora em Mobilidade Urbana. Apresentadora de telejornal. Especialista em Administração de Empresas pela PUC/SP e em Comunicação Organizacional pela Faculdade Cásper Líbero.

Peter Cabral: cientista político e economista pela Northeastern University. Administrador de empresas com foco em Mobilidade Urbana e Transportes Sustentáveis.

Apoio pedagógico
O Detran de Pernambuco apóia o projeto e fornece material didático para complementar as atividades já elaboradas do ABC do Pequeno Cidadão. Essa colaboração reforça nosso compromisso com a qualidade educacional das crianças. O apoio é pedagógico. Não há envolvimento financeiro.

Maurício de Sousa Produções também colabora com o ABC do Pequeno Cidadão por meio de passatempos e quadrinhos da Turma da Mônica que abordam educação no trânsito.

Agendamento e orçamento
Diretamente com Juliana Verboonen, pelo email: contato@julianaverboonen.com.br

Sobre o autor